O uso da análise de dados dentro de uma empresa é cada vez mais requisitado para auxiliar a tomada de decisão. Utilizando Data Science é possível extrair informações de valor para pensar em soluções de problemas e perceber novas oportunidades de mercado.
Qualquer área da empresa que tenha alguma forma de medir os seus resultados pode utilizar da estatística e da ciência de dados para analisar as suas métricas e decidir qual caminho seguir com base nas variações captadas pelos dados.
No artigo de hoje destacamos algumas áreas em que a ciência de dados pode ser muto útil deixando o trabalho mais rápido, eficiente e assertivo. É válido lembrar que o uso de data science não se restringe à essas áreas, a ciência pode ser usada em diferentes contextos, adaptada para a necessidade de cada setor ou empresa, necessitando apenas de uma base de dados.
Pricing
Definir o preço para um produto ou serviço é uma das áreas mais importantes em muitos negócios. Ela é estratégica para o sucesso da empresa e por isso precisa ser bem pensada. Não basta somar custo e margem de lucro, é preciso muito mais do que isso. Ainda mais se vender em diferentes lugares, uma variedade muto grande de produtos e para públicos muito diferentes. Ou optar por alguma forma de preço dinâmico oferecido online.
A precificação pode se beneficiar da estatística e da ciência de dados para definir ajustes finos em preços no varejo, principalmente para produtos que tem uma sensibilidade muito grande às variações. É por meio da análise de dados que podemos determinar o preço ótimo dos produtos para maximizar os lucros na venda de cada um deles.
Dependendo do tipo de dados coletados pela empresa é possível pensar em diferentes análises e fornecer uma quantidade maior ou menor de respostas e insights para o setor de princing.
Desdobramento de Metas
Outra área que pode se beneficiar muito do uso da estatística é a que traça o desdobramento de metas. Muito ligada à área de pricing, quem faz o desdobramento de metas precisa partir da meta global de lucros da empresa e dividir esse valor para cada um dos níveis hierárquicos da companhia. Realizar essa tarefa de maneira escalável geralmente é difícil e toma bastante tempo.
Com a ajuda da ciência de dados, essa tarefa pode ser feita em menos tempo e com resultados mais precisos. Os cálculos são automatizados e baseados em modelos estatísticos que partem do histórico de vendas de cada lugar para traçar metas possíveis e, ainda assim, desafiadoras.
Com um preço ótimo e uma meta bem definida, a equipe de vendas da sua empresa se torna muito mais madura e estruturada, capaz de alcançar melhores resultados.
Canibalização
Ainda pensando em vendas, é importante também decidir onde abrir novas unidades de uma franquia ou onde os produtos serão vendidos para que eles possam ter o máximo de aproveitamento. Quando o ponto de venda é bem pensado o processo de canibalização é reduzido, ou seja, reduz a possibilidade de que duas lojas da mesma empresa, ou que vendem o mesmo produto, concorram entre si e acabem não vendendo o suficiente.
Com a ajuda da ciência de dados é possível traçar um plano de expansão que seja estatisticamente embasado e possa orientar a empresa por um caminho de desenvolvimento saudável.
Acha que a estatística e a ciência de dados podem ajudar a sua empresa a crescer na direção certa? Entre em contato com um de nossos Data Talkers!