A prova de conceito (tradução do termo proof of concept – PoC) é um produto minimamente viável, um protótipo, elaborado para a validação de uma ideia. E, no nosso caso, é um protótipo de produto de dados.
Quando os produtos de dados são desenvolvidos exclusivamente para atender as necessidades de um negócio, eles precisam ser validados pelo cliente antes da implementação. E o melhor jeito de fazer essa validação é através de uma prova de conceito.
Assim o cliente já pode usar as funcionalidades do produto de dados, entender seu funcionamento e validar se o conceito está aprovado. Esse escopo também desempenha um papel importante para quem desenvolve o produto: quando a PoC é validada pelo cliente, as alterações durante o processo de implementação são bem menores, já que o foco será nas melhorias e não em alterar os aspectos principais do projeto.
Então a prova de conceito é um produto de dados?
Sim. Os produtos de dados podem assumir diferentes formas, como dashboards ou sistemas inteligentes e as PoCs, que são protótipos, também variam de acordo com cada projeto.
Mas, independente do projeto, os produtos de dados são ferramentas que permitem um acesso descomplicado às análises de dados e modelos estatísticos desenvolvidos pela nossa equipe para atender às suas demandas específicas. Eles são desenvolvidos para ter fácil assimilação e aumentar o engajamento da equipe com a ferramenta, promovendo o pensamento orientado a dados na cultura da empresa.
A diferença é que as provas de conceito são desenvolvidas com uma amostra do banco de dados sem atualização automática e integração ao banco de dados. É toda a capacidade da ciência de dados aplicada a um único conjunto de dados.
Como funciona a prova de conceito?
A PoC é construída a partir de uma “foto dos dados”, uma amostra retirada do banco de dados e que ajuda a responder perguntas dos clientes. Por ser um protótipo, ele é estático, não se atualiza sozinho. A integração com o sistema e a automatização podem vir depois.
Após receber a prova de conceito, nossos clientes podem escolher entre fazer novas perguntas com outros dados, ou implementar esse produto. Assim as ferramentas são atualizadas automaticamente e é possível acompanhar essas métricas, análises e modelos constantemente.
A implementação da prova de conceito pode ser feita com um escopo fechado ou aberto. O escopo fechado é apenas a implementação, junto ao banco de dados do cliente, de todas as funcionalidades que entregamos na prova de conceito. Já o escopo aberto permite um acompanhamento contínuo para realizar modificações e responder novas perguntas, criando novas visões e análises.
Quais as vantagens?
A vantagem de contratar a PoC é que o cliente pode testar a ideia, experimentar o valor do produto e, no futuro, escolher entre implementar no sistema da empresa ou não.
Em vez de fechar um projeto completo e com tempo maior de desenvolvimento, o cliente pode comprar um produto menor, de baixo custo e que é entregue mais rápido. O trabalho com dados realizado na PoC é o mesmo, porém, as análises não são automatizadas. Assim, podem ser concluídas com rapidez, permitindo que os clientes vejam como funcionará o produto de dados na prática.
Quando a análise de dados faz parte dos processos internos da empresa, ela dá mais um passo na direção de uma cultura data driven.
Quais as desvantagens?
Como a prova de conceito não se integra aos sistemas, ela não é atualizada automaticamente com a entrada de novas informações na empresa. Então é ótima para avaliar um período específico no passado, mas não serve para acompanhamentos contínuos e diários.
Como a automação das análises e integração ao sistema do cliente é o que geralmente demanda mais tempo no processo de desenvolvimento de um produto de dados, a opção de entregar uma PoC é para que o cliente possa utilizar o produto o mais rápido possível e depois escolher se deseja ou não integrá-lo à empresa.
Existem outras possibilidades?
A PoC pode ser uma boa porta de entrada para o mundo dos dados, mas se a sua empresa precisa de desenvolvimento contínuo na área de dados, o ideal é contratar a nossa consultoria em data science ou o modelo de outsourcing. Dessa maneira montamos um time de cientistas de dados para trabalhar com as demandas da sua empresa.
Assim, ao longo dos ciclos de análise, nosso time irá desenvolvendo e implementando diferentes provas de conceitos para atender diferentes necessidades de negócios e a empresa começa a ter cada vez mais ferramentas poderosas para tomada de decisão.
Para contratar sua prova de conceito basta conversar com um dos nossos consultores. Eles podem auxiliar a definir perguntas de negócios e quais os dados disponíveis para levar a sua empresa para o próximo nível de maturidade em dados.