Estatística para publicação de artigo científico

Estatística para publicação de artigo científico

Conversamos com o gestor e mestre em administração Adaílson Soares Santos sobre a importância da estatística para publicação de artigo científico.

Você sabe a importância da análise estatística para a publicação de um artigo científico? A seguir, contaremos como a estatística contribuiu para que um cliente da Oper publicasse sua pesquisa em um periódico de alto impacto.

Atualmente, muito se discute acerca da importância do investimento em educação para se obter uma boa performance profissional e consequentemente retorno financeiro. Mas será que é realmente um fator decisivo?

Foi pensando nisso, que o gestor Adaílson Soares Santos desenvolveu sua dissertação de mestrado. O seu trabalho foi reconhecido pela Emerald Publishing, que publicou seu artigo científico em 2018 na International Journal of Productivity and Performance Management, revista Qualis A1.

Sob orientação do professor Mario Teixeira Reis Neto, do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC, e o revisor de periódicos Ernst Verwaal, o estudo analisa o impacto do capital cultural, social e psicológico no desempenho individual e de alta performance do indivíduo no trabalho.

Adaílson baseou-se na teoria do capital cultural do sociólogo francês Pierre Bordieu (1989) e seus questionamentos sobre a educação escolar e o desenvolvimento social.

O artigo produzido foi o primeiro a quantificar a relevância da teoria do capital cultural de Bourdieu (1989) para o estudo do desempenho individual no trabalho e oferece ferramentas com propriedades psicométricas, validadas para a avaliação empírica.

O projeto de pesquisa

Foi realizado um projeto de pesquisa em grande escala. Os métodos estatísticos aplicados incluem análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória, através da estimação de mínimos quadrados.

‘’O conteúdo que existe disponível está somente em livros e em teses de doutorado sobre o assunto. A função da Oper foi testar as hipóteses, a partir do banco de dados criado, com a aplicação dos questionários’’.

Adaílson Soares Santos

A amostra foi composta por funcionários em diversas ocupações que tiveram contratos formais com empresas do setor público e privado no Brasil. O questionário foi desenvolvido e testado usando dados coletados entre 369 respondentes, válidos em 2016.

A importância da análise estatística para publicação de artigo científico

Segundo o autor, foi observado que há um efeito positivo e significativo do capital cultural, social e psicológico no desempenho dos indivíduos no trabalho. Os resultados indicam que os capitais em questão, juntos, foram capazes de explicar 57% do desempenho individual dos entrevistados, com o capital psicológico sendo o driver dominante. 

As organizações tendem a se concentrar em sintomas negativos ou problemas em funcionários, como depressão e conflito. O estudo aponta que pode ser mais benéfico estimular fatores psicológicos positivos.

É importante enfatizar também que, de acordo com o artigo, o desenvolvimento do capital cultural dos trabalhadores é de igual importância para a produtividade e desempenho dos funcionários, como as habilidades e conhecimentos necessário para construir capital social.

A Oper foi responsável por apontar do que é composto cada capital e validar os constructos que formam os conceitos analisados. Além disso, identificar o modelo que representasse as relações entre capital cultural, social e psicológico com individual performance no trabalho.

Por isso a importância da estatística para publicação de artigo científico. Sem estas informações, não seria possível desenvolver a pesquisa.

Deseja ter sua pesquisa científica publicada por uma revista de Qualis A1? Faça como o Adaílson e entre em contato com nossos Data Talkers para auxiliarmos, com nosso conhecimento estatístico no desenvolvimento do seu trabalho. Não deixe de se inscrever em nosso blog para acompanhar nossas futuras publicações.

Share the Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Pesquisa Operacional

Artigo feito em colaboração com Valéria Nicéria A Pesquisa Operacional, ou PO, ganhou destaque durante a Segunda Guerra Mundial. Devido

Read More