Dificuldades para definir as metas para o time comercial e produtos? As metas não estão sendo batidas e seu time está desmotivado? Para solucionar estas questões, é necessário entender melhor sobre metas e objetivos.
Ao longo dos anos é possível notar o quanto é importante para as empresas a busca por metas. Uma meta é o objetivo a ser realizado, elas servem como um direcionamento. Definir os objetivos, pode contribuir para alcançá-las.
O objetivo fornece descrições completas do que se está tentando alcançar, ou seja, o propósito.
No ambiente corporativo, o objetivo pode significar a implementação de um novo sistema, ou um novo software dentro da empresa, com a data de entrega estabelecida, por exemplo.
A importância em traçar metas precisas
Um dos principais problemas encontrados é uma meta mal formulada. Se a meta é frouxa, trava o desenvolvimento do time e do negócio e se é inalcançável, o time ficará desmotivado.
Para que uma meta atinja os resultados, ela deve ser específica, respondendo perguntas como: o que deseja alcançar, quem será o responsável, onde será realizada, como será conquistada e por que deve ser seguida.
Além disso, deve ser uma meta atingível, relevante e temporal – criar um objetivo com um tempo estabelecido.
Mas como, por exemplo, a partir de uma meta estratégica, definir metas para cada um dos produtos, em cada uma das segmentações de mercado, para diferentes times de vendas?
A seguir, explicaremos o sistema de desdobramento de metas.
Visualizando o cenário
Felipe é um analista de marketing em uma empresa e todos os meses tem uma árdua tarefa: a partir da meta de faturamento, que vem do CEO da empresa, desdobrá-la para cada produto e time de vendas.
Para desdobrar a meta, Felipe se baseia em uma avaliação geral das análises descritivas de algumas das informações disponíveis, sobre o mercado e sobre resultados anteriores, e então começa o trabalho de tentar equilibrar o valor das metas de maneira a atender o estipulado pela direção da empresa, sem deixar nenhum produto ou vendedor com uma meta inatingível.
O problema é que a empresa de Felipe possui 72 produtos e 12 equipes de vendas. Então, como equilibrar todas as metas?
Felipe é um profissional com muita experiência e leva em média 4 dias para conseguir finalizar todo o desdobramento e formatá-lo para ser carregado no sistema comercial da empresa.
No entanto, mesmo sendo ele o profissional mais adequado ao trabalho, todos os meses algumas metas acabam ficando ou frouxas ou inalcançáveis.
Provavelmente não existe ninguém que entenda da assunot melhor do que o Felipe. Alguém que sabe da realidade da empresa e capaz de analisar com profundidade o problema do desdobramento de metas.
Porém todo esse trabalho pode ser ainda mais eficiente com a ajuda de uma boa análise de dados. E é aí que entra a solução da Oper.
Os dados no sistema de desdobramento de metas
Data Science é a forma como os dados fazem ciência, a partir da realidade de seu negócio, provendo conhecimento científico para tomada de decisões. Este processo é realizado por nossos cientistas de dados.
A Oper desenvolve um sistema de desdobramento de metas com alto potencial analítico. Isso, porque foi criado para processar todas as informações disponíveis e retornar as metas desdobradas.
O sistema de desdobramento de metas também permite fazer ajustes, inserir regras e condições em cada desdobramento. De modo que, se faltarem dados acerca de algum fator que pode impactar nos resultados, é possível fazer ajustes empíricos.
Como funciona o processo de desdobramento de metas realizado pela Oper?
Primeiramente é preciso reunir todas os dados disponíveis, como os dados do sistema comercial, os dados coletados pelo marketing e até mesmo dados oficiais dos mercados ou indicadores econômicos, e entrar em contato com nossos Data Talkers, apresentando as dificuldades para desdobrar as metas da empresa.
Os modelos estatísticos utilizados pelo sistema de desdobramento de metas são desenvolvidos individualmente para cada empresa, uma vez que as realidades são as mais diversas possíveis, assim como os dados disponíveis em cada uma delas.
Depois que o modelo estatístico foi desenvolvido, é a hora de acessar o sistema de desdobramento de metas. Pela web, com o login e senha, é possível acessar o ambiente do sistema.
Em seguida, é possível entrar com parâmetros manuais sobre a meta geral, regras e condições para produtos ou times de vendas específicos. O sistema irá processar todas as informações já carregadas, e irá gerar uma nova meta desdobrada. Ao visualizar a meta desdobrada, é possível navegar na base de dados gerada, fazer ajustes e salvar os resultados.
Este sistema é capaz de inserir os resultados no sistema comercial da empresa, mas é possível também exportá-lo na formatação pronta para ser carregada no sistema comercial.
Os resultados
Desse modo, o trabalho do Felipe, que exemplificamos acima, será reduzido de quatro dias a algumas horas, ou menos, conquistando mais tempo para dedicação em outros projetos da empresa.
Além disso, a partir da análise realizada, possibilitamos a criação de um bom plano de ação, com dados que servem como base para a tomada de decisões.
Para mais informações sobre o sistema de desdobramento de metas, entre em contato com nossos Data Talkers. Não deixe de se inscrever em nosso blog para acompanhar nossas publicações.